Boletim avalia pais de alunos
28.novembro.2000
Por Tania Menai
Chegou a hora da revanche da garotada que leva puxões-de-orelha dos pais ao mostrar as vergonhosas notas em matemática. Se não se cuidarem, os pais também poderão acabar com um redondo zero. Em resposta à pressão que os pais fazem para melhoria nos estabelecimentos de ensino nos EUA, algumas escolas estão cobrando dos pais uma maior participação na vida escolar dos filhos.
Citando uma série de estudos que comprovam a melhoria do rendimento escolar quando há envolvimento paterno e materno, as escolas estão criando recursos para atrair cada vez mais pais e mães na vida escolar. Em Chicago, 30 escolas já instituíram o boletim para avaliar o comportamento dos pais. Ainda 210 escolas públicas estão aplicando sistema similar, com uma lista de tarefas, mas sem nota final. Os professores ainda dão um blocos com tarefas diárias, que os pais devem retornar todos os dias com as crianças, indicando o que foi feito. A iniciativa serve para estimular aqueles que chegam tão exauridos em casa, que nem perguntam se a criança fez o dever de casa.
Os professores dão nota aos pais em 14 áreas, que vão de satisfação pela ausências das crianças até perguntar a elas como foi o dia na escola. As notas são baseadas na lista de tarefas. Os pais que estiverem longe das expectativas podem se preparar para receber uma visitinha de um representante da escola preparados especialmente para esta função.
Nem todos os pais estão felizes com a novidade. Em entrevista ao jornal New York Times, Julie Woesthoff, diretora da organização de Pais para uma Educação Responsável, disse que os alguns deles se sentem insultados com a cobrança. Por outro lado, Juan Rangel, diretor de uma ONG da comunidade hispânica que trabalha com 30 escolas, diz que esta é uma forma de mudar a cultura familiar.
[ copyright © 2004 by Tania Menai ]
---
voltar |