Tours pelos museus de Nova York
01.agosto.2006
Tania Menai, de Nova York
“Este quadro é considerado a Monalisa do MoMA”, diz Claudia Calirman, apontando para a obra A Noite Estrelada, pintada pelo holandês Vincent Van Gogh em 1889, um ano antes de seu suicídio. “O pintor estava num asilo psiquiátrico em Saint Rémy, no sul da França, onde ele mesmo se internou”, continua ela, revelando que as imagens retratadas são metade ficção, metade realidade – e que o cipreste, que liga a terra aoo céu estrelado, em forma de chama, é uma metáfora para o luto.
Claudia, uma carioca que vive em Nova York há 16 anos, é PhD em história da arte pela City University de Nova York. Além de dar cursos e palestras no MoMA, ela é requisitada pelo museu para guiar grupos internacionais – função que no MoMA só pode ser exercida para quem tem doutorado em artes. Ao notar um grande interesse de turistas brasileiros por museus e galerias, Claudia, que tamém trabalha para o Guggenheim, passou a oferecer o serviço em português. “Os grupos de brasileiros podem escolher o museu e o tema”, explica ela que é sempre requisitada pelo consulado do Brasil quando algum político visita a cidade.
“Há quem opte pela exposição itinerante, que costuma ficar em cartaz por três meses em média. Outros preferem as coleções permantentes dos museus”, diz Claudia, citando o exemplo do Dadaismo, a mais nova exposição itinerante do MoMA.“Antes de deixar o Brasil, vale a pena se informar no site de cada museu sobre as novidades e programações”, aconselha.
Os tours têm a duração de uma hora. Quem acha pouco, pode pedir mais (previamente agendado). No MoMA, ela começa a visita mostrando que o novo prédio do museu, projetado pelo japonês Yoshio Taniguchi, é uma obra de arte em si.“Trata-se de uma junção de vários prédios. Ao contrário do arquiteto americano Frank Ghery, que fez o Guggenheim de Bilbao, a intenção de Taniguchi era fazer um prédio invisível, onde a luz natural ressalta as obras”, ensina ela.
Claudia gosta de mostrar as principais obras pós-impressionistas, pintadas a partir de 1880. Ali estão trabalhos de artistas como Georges Seurat, Paul Cézanne, Paul Gaugin, Pablo Picasso, Claude Monet e Henri Matisse. “Aqui, Picasso retratou cinco prostitutas de um bordel de Barcelona”, conta ela ao analisar Les Demoiselles D’ Avingon, onde Picasso expressa sexualidade e morte. Este quadro, pintado 1907, ficou escondido em seu ateliê por mais de uma década até ser descoberta por seu colega George Braques, que disse: “esta imagem é tão forte como beber gasolina e cospir fogo.”
No Guggenheim, Claudia oferece tours pela coleção permanente de impressionistas do museu, além de uma sala dedicada a Kandisky. E a cada nova exposição itinerante, ela recebe treinamento para suas visitas. Sua participação no tour da exposição da arquiteta iraquiana Zaha Hadid, em cartaz até outubro, foi essencial para os visitantes. “Sem suas explicações, seria quase impossível compreender os desenhos complexos de Zaha”, notou um um brasileiro. “Apesar de ser um trabalho inovador e colorido, esta mostra pode se tornar repetitiva e cansativa caso não haja um acompanhamento,” acrescenta ele . “É um trabalho que merece ser explicado minuciosamente.”
Para reservas – ccalirman@nyc.rr.com
Lugares oferecidos - The Metropolitan Museum of Art, MoMA, Guggenheim Museum, The Jewish Museum, The Whitney Museum of American Art, International Center of Photography (ICP), Isamunoguchi Garden Museum, PS1, Dia:Beacon, The Neue Gallerie e as galerias de arte do Chelsea.
Preços – 200 dólares a hora, grupo máximo de 5 pessoas. A cada pessoa extra, cobra-se 50 dólares por hora. Pago em dinheiro na hora do tour.
Para o MoMA – as reservas devem ser feitas diretamente via o museu. Ligue para (212) 708-9685, ou escreva (em inglês) para groupservices@moma.org Pode-se pedir uma visita em português, que será feita pela Claudia. O pagamento é feito com antecedência por cartão de crédito (por email ou telefone) – aceita-se Mastercard, Visa e Amex.
O preço é de 27 dólares para adultos, 24 dólares para pessoas acima de 65 anos, 21 dólares para estudantes e 15 dólares para crianças entre 5 e 15 anos.
Tours abertos em inglês acontecem no MoMA às 11.30 da manhã e 13.30 hs (incluindo no preço do ingresso). O tema depende de cada guia.
# # # ##
[ copyright © 2004 by Tania Menai ]
---
voltar |